Batismo



O BATISMO NAS ÁGUAS


Está escrito em Marcos 16:16: “quem crer e for batizado será salvo...”
Porque o batismo nas águas é tão importante? Por ser o símbolo de um dos propósitos da igreja: a comunhão e identificação com o corpo de Cristo. Como crentes, somos chamados para participar e não apenas para acreditar. Não fomos feitos para viver como cavaleiros solitários; ao contrário, somos feitos para pertencer à família de Deus e ser membros de seu corpo. Portanto, o batismo não é somente um símbolo de salvação, mas também de comunhão. Não significa somente uma vida em Jesus, é a visualização da integração de uma pessoa dentro do corpo de cristo. Quando um novo crente é batizado, a igreja pode dizer: (Ef. 2:19) “Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”. A igreja existe para proporcionar comunhão aos crentes.
O batismo nas águas é também um símbolo da justificação. Quando passamos pelas águas nossos pecados daquele momento para trás são cancelados. (Atos 2:38).
 

Já Aceitou a Jesus e ainda não é batizado nas águas?
Então Procure o DINC  de uma de nossas Igrejas Assembléia de Deus - Taboão e faça a sua ficha cadastral para o próximo Batismo em Águas.


Observações
· A fé e o arrependimento são condições indispensáveis para o batismo (Mc 16.16; At 2.38). Por isso não devemos batizar crianças.  
· Ninguém pode se batizar “de novo”. Se alguém crê que o seu batismo não foi válido (porque era uma criança ou porque não havia verdadeiramente se convertido), então não foi batizado, foi molhado. Deve portanto se batizar






ARTIGO:


As ordenanças da Igreja

Texto Bíblico: Atos 2.37-39; 1 Coríntios 11.23-26



No Antigo Testamento, muitos eram os rituais estabelecidos por Deus e observados por seus servos fiéis...

“No Antigo Testamento, muitos eram os rituais estabelecidos por Deus e observados por seus servos fiéis. Sabemos, no entanto, que todos aqueles ritos tinham a função de apontar para o que Cristo haveria de fazer pela humanidade: oferecer-se a si mesmo em sacrifício por nós. Ao morrer em nosso lugar, e ressuscitar ao terceiro dia, o Senhor Jesus aboliu todos aqueles rituais. Uma vez que o sacrifício perfeito – Cristo – fora oferecido, aqueles perderam a razão de ser. Entretanto, dois cerimoniais foram ordenados por Jesus à igreja, como símbolos daquilo que Ele efetuou por nós e de nosso relacionamento com Ele: o batismo em águas e a Santa Ceia.

O batismo nas águas é o cerimonial do ingresso no Corpo de Cristo, e simboliza o início da caminhada espiritual. Pouco antes de subir ao céu, o Senhor entregou aos discípulos a Grande Comissão: evangelizar os povos, batizando-os, em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19).

O batismo é como se fosse uma representação, através do qual a pessoa confessa publicamente que creu em Jesus e foi salva por Ele. O ato da pessoa sendo mergulhada na água significa que a sua velha natureza pecaminosa morreu juntamente com Cristo, e foi sepultada com Ele. Ao ser levantada da água, representa que uma nova pessoa ressuscitou juntamente com Cristo, para viver uma vida (Rm 6.3-6).

A Santa Ceia representa o banquete que Jesus oferecerá no céu. Ele convida-nos a sentar à sua mesa, e nós nos sentamos com a certeza de que somos filhos de Deus, com direito a todas as coisas boas que Jesus conquistou para nós, através da sua morte.  

Os elementos da santa ceia: O Pão e o vinho.
Esses elementos no seu sentido natural, são alimentos que nutrem o corpo. Mas na celebração da Santa Ceia, adquirem um significado espiritual: representam o alimento da nossa alma. Ao tomar a Santa Ceia, estamos indicando que o nosso espírito é alimentado por Jesus, o Pão Vivo que desceu do céu (Jo 6.51). significa que Ele vive em nós, e nós, Nele. Alimentados por Cristo, temos as nossas forças renovadas e achamo-nos preparados para as lutas da vida cristã. Participando juntos da Ceia do Senhor, indicamos que estamos unidos em comunhão; que somos um só corpo (1 Co 10.17)
.Bibliografia DORETO, Marli. Manual de Integração do Novo Convertido, Rio de Janeiro:CPAD, pp168, 169,179).






videos e fotos